segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

POR QUE PODE TANTO UM VIOLINO?

O Maestro João Bosco, meu professor de violino há quatro anos, diz que quando largamos o cordófono por um tempo, ele nos abandona pelo dobro de tempo. É bem verdade. Revisitei meu violino esta semana e ele não quis se dar a mim. Violinos são exigentes, vingativos. O músico precisa estar impecavelmente afinado para eles, tal como uma alma em estado de graça para Deus. Mas Deus perdoa, violinos não!
Se é verdade que este ou qualquer outro instrumento nos “maltrata”, na exigente disciplina de estudá-los horas a fio, às vezes sem aparente resultado; onde encontrar palavras que exprimam o prazer da música que nos vem por meio dessas criaturas? Violinos às vezes causam dores no corpo do músico. Ou marcas, como as deixadas no lado esquerdo do rosto, visto não ser as mãos que seguram o instrumento durante a execução, mas ombro e queixo. Tocá-los dói, mas eles também imprimem clarões na alma e, para o músico, não tocá-los é não viver.
Violinos são divinos e dão muito prazer!
Em se tratando disso ou qualquer outra coisa da vida, só os muito teimosos vencem. Por isso eu não desisto. Empunho o arco e toco. De repente ele se dá a mim, meu violino outra vez meu! Toco alto e é alta noite... Já não somos dois, mas um. Das janelas dos prédios da frente ninguém ousa gritar “silêncio”, ninguém apaga a luz... Estão todos assombrados pelo inexplicável que os invade e ilumina. Estão todos paralisados, como se fica em face de uma divindade. Por que pode tanto um violino?
Ninguém ousou dormir antes que se findasse este meu afinado desconcerto.

Antonio Fabiano
Belo Horizonte, 06 de dezembro de 2010.
Blog: www.antoniofabiano.blogspot.com
E-mail: seridoano@gmail.com

--------------------------------------------

Ao dileto Major João Bosco, homem de grande paciência.

Alguns dos seus vídeos. Regendo o ACCORDES Grupo Musical:
Bolero de Ravel
http://www.youtube.com/watch?v=ZDZZQFgwAG4&feature=related
Agnus Dei
http://www.youtube.com/watch?v=dPZmMRXVhqQ&feature=related
Pomp and Circunstance
http://www.youtube.com/watch?v=3hiqq5HfRrI&feature=related
Oh Happy Day
http://www.youtube.com/watch?v=cNWgs_5m5_s&feature=related

2 comentários:

  1. Estupendo! Maravilhoso!
    Atenciosamente,
    Fellipe da Silva Toledo

    ResponderExcluir
  2. Jaécia Bezerra de Brito10 de dezembro de 2010 às 01:14

    Senhor Frei, depois desta revelação, sabendo que os vizinhos não reclamaram e só dormiram depois do concerto solitário, exijo ( kkkkkkkkkkkkkkkkk) uma gravação da tocata.

    ResponderExcluir