quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

A FLOR-CADÁVER DE INHOTIM...


Foto: Cíntia Paes G1 MG

Já se intui que esta não é flor que se cheira! Dizem que é a maior e a mais mal cheirosa do mundo, daí o nome nada romântico. Seu odor putrefato tem uma função especial, claro, atrai insetos polinizadores. Perfeita é a natureza!
Esta flor-cadáver (foto) desabrochou no último domingo, no Jardim Botânico de Inhotim, aqui pertinho de Belo Horizonte - MG.
O desabrochar dessa espécie acontece depois de 10 ou 12 anos e dura no máximo 03 dias.
Foi a primeira vez que uma Amorphophallus titanum desabrochou na América Latina. Em julho deste ano multidões foram ver um exemplar da mesma espécie num jardim botânico de Tóquio, Japão.
Originárias da ilha de Sumatra, na Indonésia, elas são raras e esquisitas, possuem caule gigante, subterrâneo, como uma batata, e produzem somente uma folha a cada dois anos. Quando vai florescer, sua coluna afilada cresce até 16,6 centímetros por dia. Podem viver 40 anos, mas florescem apenas duas ou três vezes.
Embora seja conhecida como a maior flor do mundo, o que a espécie produz é na verdade uma inflorescência, ou seja, um conjunto de flores em estrutura compacta. Estrutura notável, não obstante, pois pode chegar a mais de três metros de altura.
Está aí a exótica flor-cadáver! Depois de tanto, exigir que cheirasse bem é demais!...

Nenhum comentário:

Postar um comentário