quinta-feira, 12 de setembro de 2019

OLMO-CHINÊS (Ulmus parvifolia)

Olmo-chinês (Ulmus parvifolia)

Gosto muito deste meu bonsai de olmo-chinês. Pode-se dizer também “ulmus”, como muitos bonsaístas brasileiros preferem chamar. 

Em dormência de inverno

Já falei um pouco dele, quando fiz aquela antiga sequência de publicações sobre bonsai. 

Folhas velhas

Creio que ao longo dos anos consegui realçar algumas qualidades deste bonsai e melhorá-lo paulatinamente. 

Queda das folhas

O vaso é Onodera, eu mesmo o escolhi e considero-o definitivo.

Folhas novas

Este bonsai possui características femininas e seu estilo é Neagari.  

Ulmus de Antonio Fabiano (2019)


sábado, 7 de setembro de 2019

Encantos da Velha Europa e Belezas do Médio Oriente


Encantos da velha Europa

Visitar a Europa é abrir-se à possibilidade de voltar ao passado, no que o ocidente tem de mais emblemático. É ter a chance de relacionar-se com o novo e o velho, ao mesmo tempo! Ali, como em tantas partes do planeta, as marcas do tempo contam histórias e guardam também muitos segredos: das civilizações que nos precederam, das suas cosmovisões, do alçar-se para descobertas de um mundo totalmente novo, dos sofrimentos que assolam os povos de tempos em tempos como, por exemplo, as guerras, e de como cada povo consegue refazer-se geração após geração, escrevendo sua página no livro da vida e deixando-nos um legado de acertos e erros, para que no presente façamos nossa parte da melhor forma possível!
Sem dúvida, a Itália é um dos países mais representativos disso que falamos. É um livro aberto de cultura e variadas tradições! Além de se poder fazer nela uma peregrinação de fé, por incontáveis lugares sumamente importantes para todo o mundo ocidental e cristão.


Panteão

Primavera da Europa

 Fontana de Trevi

Baldaquino da Basílica de São Pedro

Coliseu

Belezas do Oriente Médio

O padrão estético do oriente é totalmente outro! E, não por acaso, exerce indizível fascínio sobre os ocidentais. É o que se experimenta quando mergulhamos nas culturas do Oriente Médio e, em particular, o que chamamos de Terra Santa, em virtude de seu valor histórico para as três maiores religiões monoteístas do planeta, um complexo de lugares que se estendem do rio Jordão até o Mar Mediterrâneo.
Apesar de todos os conflitos há séculos vivenciados na Terra Santa, ali também é lugar de esperança: pela diversidade de povos e expressões culturais de beleza ímpar, pela contribuição que cada um desses povos dá ao mundo desde tempos imemoriais, pelo que se pode aprender com a sua história e sabedoria acumulada ao longo de milênios.
A beleza se expressa de modos diversos, em tão diferentes lugares do mundo. Porém, é maravilhoso constatar que ela pode ser percebida por todos os corações abertos ao fato de estar onde estão, e viver com gratidão cada momento como único!

 Palestina

Jerusalém

Israel

Mar Morto

Flores da Terra Santa

Haifa

Textos e Fotografias de Antonio Fabiano
Publicação original em
Centro de Chadô Urasenke do Brasil 
Agosto de 2019


旅行記: 旧ヨーロッパの魅力・中東の美しさ

旧ヨーロッパの魅力

 ヨーロッパを訪れることは、西洋の最も象徴的な過去に戻る機会を示しています。それは新しいものと古いものに同時に触れることのできる機会でもあります。世界の多くの地域と同様に、時の流れに残された足跡は物語を語り、多くの秘密を守っています:例えば戦争で、どのようにそれぞれの国民が世代から世代へと再構築を果たしたかを彼らの人生の本に書き記し、現代の私たちが最善の方法で役目を果たすための解決と過ちの遺産を残しています。

 間違いなく、イタリアは私たちが話している「旧ヨーロッパ」のもっとも代表的な国の一つです。それは文化と多様な伝統へと導く本と言えるでしょう。その信仰の巡礼に加えて、西洋とキリスト教世界全体にとって非常に重要な場所が無数にあります。

中東の美しさ

 東洋の美的標準は完全に他と別のものです。そして偶然ではなく、それは西洋人に比類のない魅力を発揮します。これは私たちが中東の文化に没頭するときに経験すること、そして特に私たちが聖地と呼ぶものです。聖地はヨルダン川から地中海まで広がり、そこには、世界三大一神教の重要な歴史を持つ場所が数多くあります。

 何世紀にもわたって聖地で経験されてきたあらゆる葛藤にもかかわらず、そこは又希望の場所でもあります:人々の多様性とユニークな美しさの文化的表現のために。その歴史と知恵は数千年にわたって蓄積されてきました。

 美しさは、世界のさまざまな地域でさまざまな方法で表現されています。しかし、それが開かれた全ての心、自分達のいるその場所にいることや、一瞬一瞬に感謝の気持ちをもって生きることで感じられる、と分かるのは素晴らしいことです!

アントニオ・ファビアーノ・ダ・シルヴァ・サントス

2019年8月

quinta-feira, 22 de agosto de 2019

BONSAI de KUROMATSU ou PINHEIRO-NEGRO-JAPONÊS (Pinus thunbergii)

 Pinheiro-Negro de Antonio Fabiano

Este é o meu Pinheiro-Negro ou KUROMATSU (nome japonês). 
No mundo oriental estas magníficas árvores simbolizam longevidade. No Japão há pinheiros milenares e eles também são símbolo de força e beleza. É inegável sua influência na estética e arquitetura japonesa. Muitas vezes foram associados aos antigos guerreiros do Japão, os samurais. 

Vaso Izumi

O vaso atual é um belo Izumi, definitivamente feito para ele. Fui pessoalmente a Atibaia, ao ateliê do mestre Shugo Izumi, buscar este vaso. O trabalho deste renomado mestre ceramista é artesanal desde a preparação da argila, ao torneamento e sua queima em alta temperatura no forno noborigama, técnica milenar chinesa levada à perfeição no Japão. 

Kuromatsu (Pinus thunbergii)

Este Pinheiro-Negro tem aproximadamente quarenta anos. Foi cultivado desde sementinha (método misho) pelo grande e saudoso mestre japonês de bonsai Osamu Hidaka (1935 - 2014). É, portanto, um dos preciosos pinheiros-negros do Mestre Hidaka.  
Durante muitos anos foi trabalhado pelo bonsaísta Wilson Fracassi, que definiu o elegante estilo da copa em queda parcial. 

Estilo Han-Kengai

O estilo han-kengai traz o conceito de uma árvore que nasceu na montanha ou junto a penhascos. Suas raízes são poderosas, seu tronco é robusto. A copa mergulha e flutua à beira do abismo. Na concepção chinesa, este estilo sugere um ente que desde o alto se espelha nas águas de um rio ou de uma fonte.

Vaso Onodera

Quem viu as postagens antigas deste blog, certamente se lembra de que esta minha árvore estava, nos últimos anos, em um vaso Onodera quadrado de argila cinza.

Detalhe do Nebari

Este bonsai é um dos mais especiais da minha pequena coleção. 

“Para aprender sobre o Pinheiro, vá até o Pinheiro.”
Matsuo Bashô (1644-1694)


Pinheiro-Negro-Japonês
(Antonio Fabiano)


sexta-feira, 16 de agosto de 2019

SHIMPAKU (Juniperus chinensis var. Sargentii)

Junípero Chinês

Este é o menorzinho dos meus bonsais e talvez o mais simples de todos, apesar de estar em um belo vaso Izumi. 
Ele é um junípero da variação Sargentii.
O estilo deste pequeno bonsai é hokidashi, algo bastante inadequado para um shimpaku ou qualquer outro tipo de conífera. 
Talvez me falte coragem ou vontade de torcê-lo, pôr nele arames etc.
Sem muita técnica, totalmente despojado e até meio infantil, é o único junípero da minha pequena coleção que não é da variação Itoigawa

 Ginko, Shimpaku Sargentii, Shimpaku Itoigawa, Ipê amarelo
Inverno, árvores sem folhas...
Nesta foto todos os vasos são Izumi


Shimpaku var. Sargentii & Shimpaku var. Itoigawa


segunda-feira, 12 de agosto de 2019

SHIMPAKU ITOIGAWA (pré-bonsai)

Shimpaku de Itoigawa (pré-bonsai)

Nestas fotos tenho algumas lembranças de outro shimpaku de Itoigawa, que na verdade é ainda um pré-bonsai. Esta planta tem mais de vinte anos e foi sashiki do mestre Osamu Hidaka. Só o fato de ter sido uma planta deste saudoso mestre japonês, dá a entender o quanto ela é valiosa! 

Intervenção em 2016

Eu planejava fazer dela um bonsai ao estilo fukinagashi – varrido pelo vento – porque é um estilo dramático e que gosto muito! Concebia uma árvore que exprimisse não só a força do vento sobre ela, mas, também, a violência de outras adversidades da natureza selvagem nos jin e shari.


Trabalho de Jin

Contudo, NESTE PROJETO EU FRACASSEI! Dei-me conta disso depois de uma intervenção malsucedida, em que perdi o que seria o terceiro patamar da árvore.

Vaso Chinês

Embora fosse pré-bonsai, já estava em um vaso definitivo. Este vaso chinês com paisagem é de alta qualidade e muito bonito.

 Detalhe do Nebari

 Detalhes dos Jin

Detalhe do Uro

Felizmente não matei a planta! Este shimpaku foi presenteado a um amigo bonsaísta de grande competência, que elaborou outro projeto para ele. 

Desenho do novo projeto
Autor: Glieber Beliene

Acho que dentro de poucos anos, depois de mais de duas décadas de espera, teremos este shimpaku de Itoigawa pré-bonsai finalmente transformado em bonsai! 
Seu peso valerá ouro!

domingo, 11 de agosto de 2019

SAKURÁ (Carlos Bueno)

 
 Fotografia de Carlos Bueno

Sakurá! Sakurá!
Trazidas pelos imigrantes e aclimatadas com sucesso nas regiões sul e sudeste do Brasil, estas são as Cerejeiras do Japão.
Em nosso país elas florescem no inverno.
Nestes meses há grandes festivais em torno de suas árvores, organizados pelas colônias japonesas, para celebrar a chegada das flores (SAKURÁ). 

Fotografia de Carlos Bueno

Sakurá Matsuri é a Festa das Cerejeiras. Nesta ocasião se faz “hanami”, contemplação das flores de cerejeira, nos parques ou sítios onde há centenas e centenas destas belas árvores.

Fotografia de Carlos Bueno

Estas fotos são do artista e poeta Carlos Bueno, que gentilmente me permitiu publicá-las aqui. Carlos Roberto Bueno é autor de RAIAR, livro de haicais, publicado pela All Print Editora.

sábado, 10 de agosto de 2019

SHIMPAKU ITOIGAWA (moyogi)

Shimpaku Itoigawa de Antonio Fabiano

Este é mais um dos meus shimpakus de Itoigawa. Estilo Moyogi. Adquiri-o do mestre Hadano e desde o primeiro instante refiz tudo nele: aramagem, jin, estilização...
A resposta deste junípero foi sempre muito lenta, em relação aos outros. Acho ainda bem insatisfatórios os resultados que obtive.
O vaso é assinado pelo mestre Izumi, um ceramista japonês radicado no Brasil e reverenciado por todo bonsaísta. Eu gosto muito deste vaso, ele é um daqueles que eu considero definitivo em minha coleção. 




Shimpaku Itoigawa (detalhe do jin)