quinta-feira, 22 de agosto de 2019

BONSAI de KUROMATSU ou PINHEIRO-NEGRO-JAPONÊS (Pinus thunbergii)

 Pinheiro-Negro de Antonio Fabiano

Este é o meu Pinheiro-Negro ou KUROMATSU (nome japonês). 
No mundo oriental estas magníficas árvores simbolizam longevidade. No Japão há pinheiros milenares e eles também são símbolo de força e beleza. É inegável sua influência na estética e arquitetura japonesa. Muitas vezes foram associados aos antigos guerreiros do Japão, os samurais. 

Vaso Izumi

O vaso atual é um belo Izumi, definitivamente feito para ele. Fui pessoalmente a Atibaia, ao ateliê do mestre Shugo Izumi, buscar este vaso. O trabalho deste renomado mestre ceramista é artesanal desde a preparação da argila, ao torneamento e sua queima em alta temperatura no forno noborigama, técnica milenar chinesa levada à perfeição no Japão. 

Kuromatsu (Pinus thunbergii)

Este Pinheiro-Negro tem aproximadamente quarenta anos. Foi cultivado desde sementinha (método misho) pelo grande e saudoso mestre japonês de bonsai Osamu Hidaka (1935 - 2014). É, portanto, um dos preciosos pinheiros-negros do Mestre Hidaka.  
Durante muitos anos foi trabalhado pelo bonsaísta Wilson Fracassi, que definiu o elegante estilo da copa em queda parcial. 

Estilo Han-Kengai

O estilo han-kengai traz o conceito de uma árvore que nasceu na montanha ou junto a penhascos. Suas raízes são poderosas, seu tronco é robusto. A copa mergulha e flutua à beira do abismo. Na concepção chinesa, este estilo sugere um ente que desde o alto se espelha nas águas de um rio ou de uma fonte.

Vaso Onodera

Quem viu as postagens antigas deste blog, certamente se lembra de que esta minha árvore estava, nos últimos anos, em um vaso Onodera quadrado de argila cinza.

Detalhe do Nebari

Este bonsai é um dos mais especiais da minha pequena coleção. 

“Para aprender sobre o Pinheiro, vá até o Pinheiro.”
Matsuo Bashô (1644-1694)


Pinheiro-Negro-Japonês
(Antonio Fabiano)


Um comentário: