segunda-feira, 12 de agosto de 2019

SHIMPAKU ITOIGAWA (pré-bonsai)

Shimpaku de Itoigawa (pré-bonsai)

Nestas fotos tenho algumas lembranças de outro shimpaku de Itoigawa, que na verdade é ainda um pré-bonsai. Esta planta tem mais de vinte anos e foi sashiki do mestre Osamu Hidaka. Só o fato de ter sido uma planta deste saudoso mestre japonês, dá a entender o quanto ela é valiosa! 

Intervenção em 2016

Eu planejava fazer dela um bonsai ao estilo fukinagashi – varrido pelo vento – porque é um estilo dramático e que gosto muito! Concebia uma árvore que exprimisse não só a força do vento sobre ela, mas, também, a violência de outras adversidades da natureza selvagem nos jin e shari.


Trabalho de Jin

Contudo, NESTE PROJETO EU FRACASSEI! Dei-me conta disso depois de uma intervenção malsucedida, em que perdi o que seria o terceiro patamar da árvore.

Vaso Chinês

Embora fosse pré-bonsai, já estava em um vaso definitivo. Este vaso chinês com paisagem é de alta qualidade e muito bonito.

 Detalhe do Nebari

 Detalhes dos Jin

Detalhe do Uro

Felizmente não matei a planta! Este shimpaku foi presenteado a um amigo bonsaísta de grande competência, que elaborou outro projeto para ele. 

Desenho do novo projeto
Autor: Glieber Beliene

Acho que dentro de poucos anos, depois de mais de duas décadas de espera, teremos este shimpaku de Itoigawa pré-bonsai finalmente transformado em bonsai! 
Seu peso valerá ouro!

Nenhum comentário:

Postar um comentário