sábado, 7 de setembro de 2019

Encantos da Velha Europa e Belezas do Médio Oriente


Encantos da velha Europa

Visitar a Europa é abrir-se à possibilidade de voltar ao passado, no que o ocidente tem de mais emblemático. É ter a chance de relacionar-se com o novo e o velho, ao mesmo tempo! Ali, como em tantas partes do planeta, as marcas do tempo contam histórias e guardam também muitos segredos: das civilizações que nos precederam, das suas cosmovisões, do alçar-se para descobertas de um mundo totalmente novo, dos sofrimentos que assolam os povos de tempos em tempos como, por exemplo, as guerras, e de como cada povo consegue refazer-se geração após geração, escrevendo sua página no livro da vida e deixando-nos um legado de acertos e erros, para que no presente façamos nossa parte da melhor forma possível!
Sem dúvida, a Itália é um dos países mais representativos disso que falamos. É um livro aberto de cultura e variadas tradições! Além de se poder fazer nela uma peregrinação de fé, por incontáveis lugares sumamente importantes para todo o mundo ocidental e cristão.


Panteão

Primavera da Europa

 Fontana de Trevi

Baldaquino da Basílica de São Pedro

Coliseu

Belezas do Oriente Médio

O padrão estético do oriente é totalmente outro! E, não por acaso, exerce indizível fascínio sobre os ocidentais. É o que se experimenta quando mergulhamos nas culturas do Oriente Médio e, em particular, o que chamamos de Terra Santa, em virtude de seu valor histórico para as três maiores religiões monoteístas do planeta, um complexo de lugares que se estendem do rio Jordão até o Mar Mediterrâneo.
Apesar de todos os conflitos há séculos vivenciados na Terra Santa, ali também é lugar de esperança: pela diversidade de povos e expressões culturais de beleza ímpar, pela contribuição que cada um desses povos dá ao mundo desde tempos imemoriais, pelo que se pode aprender com a sua história e sabedoria acumulada ao longo de milênios.
A beleza se expressa de modos diversos, em tão diferentes lugares do mundo. Porém, é maravilhoso constatar que ela pode ser percebida por todos os corações abertos ao fato de estar onde estão, e viver com gratidão cada momento como único!

 Palestina

Jerusalém

Israel

Mar Morto

Flores da Terra Santa

Haifa

Textos e Fotografias de Antonio Fabiano
Publicação original em
Centro de Chadô Urasenke do Brasil 
Agosto de 2019


旅行記: 旧ヨーロッパの魅力・中東の美しさ

旧ヨーロッパの魅力

 ヨーロッパを訪れることは、西洋の最も象徴的な過去に戻る機会を示しています。それは新しいものと古いものに同時に触れることのできる機会でもあります。世界の多くの地域と同様に、時の流れに残された足跡は物語を語り、多くの秘密を守っています:例えば戦争で、どのようにそれぞれの国民が世代から世代へと再構築を果たしたかを彼らの人生の本に書き記し、現代の私たちが最善の方法で役目を果たすための解決と過ちの遺産を残しています。

 間違いなく、イタリアは私たちが話している「旧ヨーロッパ」のもっとも代表的な国の一つです。それは文化と多様な伝統へと導く本と言えるでしょう。その信仰の巡礼に加えて、西洋とキリスト教世界全体にとって非常に重要な場所が無数にあります。

中東の美しさ

 東洋の美的標準は完全に他と別のものです。そして偶然ではなく、それは西洋人に比類のない魅力を発揮します。これは私たちが中東の文化に没頭するときに経験すること、そして特に私たちが聖地と呼ぶものです。聖地はヨルダン川から地中海まで広がり、そこには、世界三大一神教の重要な歴史を持つ場所が数多くあります。

 何世紀にもわたって聖地で経験されてきたあらゆる葛藤にもかかわらず、そこは又希望の場所でもあります:人々の多様性とユニークな美しさの文化的表現のために。その歴史と知恵は数千年にわたって蓄積されてきました。

 美しさは、世界のさまざまな地域でさまざまな方法で表現されています。しかし、それが開かれた全ての心、自分達のいるその場所にいることや、一瞬一瞬に感謝の気持ちをもって生きることで感じられる、と分かるのは素晴らしいことです!

アントニオ・ファビアーノ・ダ・シルヴァ・サントス

2019年8月

Nenhum comentário:

Postar um comentário