segunda-feira, 2 de agosto de 2010

AS MANHÃS DE SEGUNDA

As manhãs de segunda-feira são irremediavelmente incômodas. Talvez não fosse esta a palavra exata. O sentido é aquele de uma manhã indecisa, que não quer ser “já” ou tem de ser às pressas para os que vão atrasados aos seus trabalhos e demais pendências do cotidiano.
As manhãs de segunda-feira são preguiçosas. Elas, não nós. Os domingos têm olhos de ipê-amarelo; as sextas-feiras têm bochechas de ipê-roxo; mas as segundas-feiras...
Esta manhã, por exemplo, parece um cão se espichando. E essa dormência às vezes vai até a hora do almoço, com mãos cheias de ventos, abrimentos de boca e desejos de que se acabe logo o dia.
De repente a semana decola! Levanta voo e daqui a pouco finda! Ainda ontem não era domingo? Domingo! E se esse dia para os cristãos é do Senhor, parece agora que nele só o Senhor mesmo descansa! Quase ninguém mais para! O domingo cansa e a segunda mata!
Porém, alguns já se levantam com disposições extremas nestas manhãs de segunda-feira. E só porque é um novo começo, dos chamados dias úteis, tais pessoas despertam e sonham planilhas inteiras de metas, irreverentes conquistas, vitórias. Os mais teimosos, lá chegarão!
Nada nos impede de pensar que somos, neste primeiro dia “útil”, os criadores de todas as manhãs seguintes. Até que venha, outra vez, outra segunda-feira. E outra. E mais outras...
Mas cuidemos, porque o dia já declina!

Antonio Fabiano
Belo Horizonte, 02 de agosto de 2010.
Blog: http://www.antoniofabiano.blogspot.com/
E-mail: seridoano@gmail.com

6 comentários:

  1. Olá, querido Frei Fabiano. De fato as segundas-feiras sempre nos incomodam, mas o que mais me chamou a atenção no seu texto é quando comenta sobre o que chamamos de dias "úteis". Parece que nossa sociedade pós-moderna, que preza pelo superficil e pelo instantâneo, vê o sábado e domingo como dias inúteis. Se o Dia do Senhor não é considerado útil pelo "sistema", a mim não importa. A beleza do domingo, Dia da Ressurreição, se revela ao nascer dos primeiros raios solares, quando as pessoas se reúnem para celebrar a vida e confraternizar! Viva os dias "inúteis"!

    ResponderExcluir
  2. oi ,ja sou visitante assidua do seu blog e sem bajulaçaõ estar otimo,um abraço eu sempre penso em voce.
    veronica

    ResponderExcluir
  3. Oi amigo, pude ler alguns de seus textos e numa próxima poderei comentar algo com mais sentido, pois neste momento meu raciocínio está devagar, devido ao meu cansaço, mais que Deus abençoe todas as suas inspirações neste blog e em sua vida, Fica com Deus....

    ResponderExcluir
  4. olá amigo gostei muito do blog, as mensagens são lindas, saudades!!!!!!!Kérsia

    ResponderExcluir
  5. Só tu mesmo meu querido Frade com F maiuscúlo, para poustar reflexões tão belas acerca daquilo que parece tão obvío banal com a segunda-feira. Depois de ter lido, nunca mais este dia passará em vão. Abraços...

    ResponderExcluir
  6. Frei Fabiano, parabéns pelo blog, pelo espaço de beleza que está nos proporcionando. Nesta vida tão atribulada, realmente precisamos de boas leituras para sairmos um pouco dos lugares concretos que vivemos.Fique certo, que serei uma leitura assídua!! Fique com Deus!!!

    ResponderExcluir