terça-feira, 11 de outubro de 2011

CONCLUSÕES de “A Razão, o homem e um Reino dos fins na Fundamentação da metafísica dos costumes de Immanuel Kant” – Antonio Fabiano

Enquanto a pessoa humana for como a presumimos no melhor e mais nobre de si, o pensamento de Immanuel Kant terá sua importância firmada nas páginas da história de nossa mesma autocompreensão. Esta perenidade de sua doutrina filosófica assegura-a a precisão com que ele atingiu, de modo perspicaz e até contundente, o cerne da própria racionalidade. Sua filosofia é bastante original, suficientemente vigorosa e profícua para sobrepujar as vicissitudes do tempo. Isto lhe dá o status de poder, justa e continuamente, compor a lista daqueles maiores nomes de todas as eras que influenciaram e ainda influenciam o mundo, particularmente o ocidental.
Eis porque, cônscio disto, escolhi analisar a Fundamentação da Metafísica dos Costumes e inferir daí alguma possível resposta aos desafios da atualidade. Estamos certos de que em muitos pontos mostrou-se bem sucedida a filosofia kantiana. A ética de nosso tempo vista às luzes deste pensador tem mais a ganhar que perder e, se for este o caso, perder para ganhar. Ainda que não consideremos encerrada a questão, nem a tenhamos por única ou mais excelente via de interpretação da moralidade, é justo dizer que poucas coisas foram escritas com tão elevada pureza racional e honestidade intelectual.
Assim, neste trabalho buscou-se ressaltar a primazia da razão, como ela se manifestou no pensamento de Kant em sua Fundamentação. Esta razão, já bastante explorada pelo filósofo em demais obras, também aqui pensa-se a si mesma e não obstante os seus limites assume aquele importante posto de regulação de todo o mais que se manifesta no homem. O principal intento da referida razão é, arraigada nas vantagens e garantias desta sua suprema universalidade, salvaguardar a autonomia e a inalienável dignidade de cada pessoa. É em virtude de sua abrangência universal que a mesma razão pode e deve ser considerada como máxima soberana no rastro do pensamento de Immanuel Kant. Pois é ela, tão somente, que fundamenta a lei que impõe-se ao ser racional de modo absoluto naquele afã de agir por dever.
Singularíssima mostra-se, então, a importância dada ao homem neste escrito. Uma pessoa para Kant não tem preço, coisa alguma pode ser posta em seu lugar ou lhe é equivalente. Pessoas têm dignidade. E disto o filósofo de Koenigsberg tem muito a ensinar aos homens de nosso tempo, pois na doutrina moral kantiana jamais se confundem pessoa e coisas. Qualquer que seja aquela, imporá grande respeito e um valor acima de contestação. Se por um lado Kant quer nos libertar do que para além do puramente humano ditaria regras ao humano – algo estranho ao homem –, faz-nos entender que tão alta é a nobreza de uma só pessoa a ponto de obrigar-se a obedecer somente àquilo que ela mesma dita a si.
Desta forma, ao se considerar a esfera dos atos do ser racional, um e todos se obrigam, enquanto subordinados à regência da mesma razão universal, a proceder como se suas máximas devessem passar obrigatoriamente e sem embargos pelo exercício de serem sempre tomadas por leis universais da natureza. Este é o critério legitimador das boas ou más ações, a via régia de discernimento dos atos de um homem que se queira moralmente reto.
Já entrevemos, portanto, que a liberdade é fundamental para todo o sistema kantiano. Logo, o ser humano é autônomo em sua vontade, soberanamente. Esta assombrosa autonomia com que ele se depara, ao olhar para dentro de si com mais vagar e acuidade, é o que eleva a sua pessoa a um grau de absoluta dignidade. E, na esteira desta grandiosa visão do homem como um fim em si mesmo, temos a ideia de um reino dos fins. Nada poderia ser mais adequado do que esta alegoria, para completar o esboço de uma fundamentação da metafísica dos costumes segundo o pensamento de Immanuel Kant. Este reino desponta na obra como se emergisse miraculosamente do fundo das águas de nossas melhores potencialidades. É o ideal, para não dizer sonho ou utopia, da perfeita união sistemática dos entes racionais por meio de leis comuns: a comunidade verdadeiramente humana, que deve ser buscada sem tréguas e que, não obstante, pode se realizar em e a partir de cada pessoa.
Neste reino, possível pela liberdade da vontade de cada um, todos – enquanto membros ou chefes – são simultaneamente legisladores. O homem obedece à lei que de si mesmo emana. A moralidade brota da relação de seus atos com a própria legislação. E, assim, será legitimamente praticável apenas uma ação que possa transformar-se em lei universal, isto é, tornar-se imediatamente válida para todos os demais seres racionais.
Por tudo o que vimos e pelo que daí sabemos poder haurir, incentivamos o estudo mais aprofundado desta ou de uma nova ética sem perder de vista o que há de mais essencial no pensamento filosófico moral de Immanuel Kant. Estamos bastante convencidos da importância da compreensão de sua filosofia, particularmente no que pode auxiliar os homens deste e de todos os tempos na difícil lida de ser-se humano, dignamente humano.

Fim das CONCLUSÕES de “A Razão, o homem e um Reino dos fins na Fundamentação da metafísica dos costumes de Immanuel Kant” – Antonio Fabiano (2008)
E-mail: seridoano@gmail.com
www.antoniofabiano.blogspot.com
______________________________


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


ABBAGNANO, Nicola. História da Filosofia 2. 5ª ed. Lisboa: Editorial Presença, 1999.

ABBAGNANO, Nicola. História da Filosofia 7. 4ª ed. Lisboa: Editorial Presença, 2000.

AGUSTIN, San. Obras de San Agustin - Tomo II - Las Confesiones (Texto castellano y latino). Madrid: La Editorial Católica S.A., 1946.

AQUINATIS, S. Thomae. Summa Theologiae II - Prima Secundae. 3º ed. Madrid: La Editorial Católica, S.A., MCMLXII.

ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. (Tradução da Edunb – Editora Universidade de Brasília). São Paulo: Editora Nova Cultural Ltda., 1996.

BÍBLIA TRADUÇÃO ECUMÊNICA (TEB). São Paulo: Edições Loyola, 1994.

COLLINSON, Diané. 50 grandes filósofos – da Grécia antiga ao século XX. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2004.

CRAMPE-CASNABET, Michèle. Kant: uma revolução filosófica. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1994.

DELEUZE, Gilles. Para ler Kant. Rio de Janeiro: F. Alves, 1976.

DUTRA, Delamar José Volpato. O grande desafio da ética contemporânea: universalidade das regras e particularidade das ações. Revista Dissertatio, UF Pel (10), pp. 75-96, verão de 1999.

GALEFFI, Romano. A filosofia de Immanuel Kant. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1986.

HERRERO, F. Javier. A ética de Kant. Síntese – Revista de Filosofia, Belo Horizonte, v. 28, n. 90, p.17-36, 2001.

HUISMAN, Denis. Dicionário de obras filosóficas. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

KANT, Emanuel. Crítica da Razão Prática. 2.ª ed. São Paulo: Edições e Publicações Brasil Editora S.A., 1959.

KANT, Immanuel. Crítica da Razão Pura. 2ª ed. São Paulo: Abril Cultural, 1983.

KANT, Immanuel. Fundamentação da Metafísica dos Costumes. Lisboa: Edições 70, 2002.

KANT, Immanuel. La Metafísica de las Costumbres. 3.ª ed. Madrid: Editorial Tecnos, 1999.

LACROIX, Jean. Kant e o kantismo. Porto: Editora Rés, 19– –.

LEFRANC, Jean. Compreender Nietzsche. 3.ª ed. Petrópolis: Editora Vozes, 2005.

MARTON, Scarlett. Nietzsche: das forças cósmicas aos valores humanos. São Paulo: Editora Brasiliense, 1990.

MEWALDT, Johannes. O pensamento de Epicuro. São Paulo: Editora Íris, 1960.

MOLINARO, Aniceto. Léxico de Metafísica. São Paulo: Paulus, 2000.

MORA, José Ferrater. Diccionario de Filosofía. 4ª ed. Buenos Aires: Editorial Sudamericana, 1958.

NIETZSCHE, Friedrich. Humano, demasiado humano. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

PADOVANI, Umberto; CASTAGNOLA, Luís. História da Filosofia. 9.ª ed. São Paulo: Edições Melhoramentos, 1972.

PASCAL, Georges. O pensamento de Kant. Petrópolis: Editora Vozes, 1983.

SILVEIRA, Denis Coitinho. A fundamentação da ética em Kant. Filosofazer, Passo Fundo, ano XIII, n.º 24, p. 9 a 34, 2004/I.

VERGEZ, André; HUISMAN, Denis. História dos filósofos ilustrada pelos textos. 6ª ed. Rio de Janeiro: Biblioteca Universitária Freitas Bastos, 1984.

Nenhum comentário:

Postar um comentário