segunda-feira, 29 de agosto de 2016

BONSAI (6) - SHIMPAKU "ITOIGAWA" e SHIMPAKU "SARGENTII"

Shimpaku "Itoigawa" de Antonio Fabiano

JUNÍPERO ou SHIMPAKU
(Juniperus chinensis)
Há algumas variações desta maravilhosa árvore que é o junípero-chinês ou shimpaku (pronuncie acentuando o "a"), como é mais conhecido entre os bonsaístas de tradição japonesa. Um dos meus de Itoigawa é ainda pré-bonsai... foi sashiki de Osamu Hidaka e tem mais de vinte anos. Estou trabalhando nele e creio que dentro de mais dois ou três anos consiga, finalmente, transformá-lo em bonsai de estilo fukinagashi, varrido pelo vento. Mais adiante pretendo escrever e mostrar fotos exclusivamente dele.
Os juníperos são árvores que tiveram sua origem na China e com muita facilidade se adaptaram aos mais diversos lugares e climas do planeta. São muito tradicionais no mundo do bonsai. Na verdade, quando as pessoas comuns pensam em um bonsai é provavelmente o desenho de uma dessas coníferas que lhes vem à mente.
As diferenças às vezes são sutis entre eles, mas a variação "sargentii" é ligeiramente adensada, possui folhas mais grossas e copas normalmente mais fechadinhas, além de uma coloração mais escura de verde. 

var. Itoigawa

var. Itoigawa

var. Itoigawa

var. Sargentii

var. Sargentii

Estas são fotos de minhas próprias árvores. Leve-se em conta que uma das árvores é velha e a outra bastante jovem, o que acentua a diferença, além do sol batendo fortemente na primeira. Em alguns artigos ingleses vi bonsaístas comparando os principais tipos de juníperos em dezenas e dezenas de fotos. Há também inúmeros vídeos que mostram bonsaístas do Japão e de várias partes do mundo trabalhando em ambos os tipos. Acredito que a maior parte das pessoas prefira o shimpaku "sangentii", eles são mais populares e mais frequentes nas lojas de bonsai, ao menos aqui no Brasil. Algumas lojas possuem exemplares magníficos desta variação! Tenho um amigo bonsaísta que diz que não há melhor ou pior, a escolha é apenas gosto do colecionador ou cultivador!
Eu confesso que sou um verdadeiro fanático dos shimpakus de Itoigawa. A sua fascinante história de descoberta nas montanhas do Japão, no começo do século passado, é contada de geração a geração de bonsaístas. Eles eram superestimados por seus donos, valiam muito como ainda hoje! Como aconteceu com os shimpakus da ilha de Shikoku, os de Itoigawa desapareceram das montanhas em pouco tempo e sabe-se que dezenas de homens perderam a vida buscando-os avidamente. Hoje são verdadeiros tesouros nas mãos de bonsaístas do mundo inteiro. Os shimpakus de Itoigawa foram muito difundidos aqui no Brasil pelo grande mestre japonês de bonsai, Osamu Hidaka. Parece-me que não há muito em português sobre a história dos shimpakus de Itoigawa. Quando eu for escrever sobre o meu outro shimpaku, tentarei contar melhor essa história a partir do que já li sobre eles.

Antonio Fabiano
seridoano@gmail.com


FOTOS

Shimpaku "Itoigawa"

Shimpaku "Itoigawa"

Nebari

*
 Shimpaku "Sargentii"

Shimpaku "Sargentii"



O Shimpaku "Itoigawa" foi sashiki da grande bonsaísta Regina Suzuki, trabalhado inicialmente pelo amigo Luiz Yassuo Nakamura, mestre de bonsai. Passou por alterações significativas em minhas mãos. Ainda há muito para ser feito!
O Shimpakinho "Sargentii" (é uma longa história, eu já o tenho há alguns anos...) ganhou recentemente um vaso novo chinês, cor de mostarda!    

Nenhum comentário:

Postar um comentário