segunda-feira, 5 de setembro de 2016

BONSAI (7) - SERISSA CHINESA

Este é o meu Dragão Chinês!

SERISSA
(Serissa foetida)
A serissa tem sua origem na Ásia – sul da China, Índia e Japão. Há cultivares diferentes da espécie, a saber: "chinesa", "variegata", "japonica", "rosea" etc. A minha é uma serissa chinesa.
No Oriente é também conhecida como "árvore-das-mil-estrelas", por causa das numerosas e minúsculas flores brancas, semelhantes a estrelas, que surgem com abundância na primavera e no verão. Ou seja, ama calor!
Os primeiros bonsais de serissa chegaram a São Paulo através de imigrantes japoneses. Este meu bonsai, contudo, veio (importado) da China há muitos anos.
A serissa é considerada uma das espécies mais cultivadas como bonsai, em todo o mundo, sendo relativamente simples e bastante adequada para quem mora em apartamento ou tem pouca incidência de luz solar. Necessita de pelo menos duas horas de sol por dia, podendo ser bonsai de interior.* Mas se queremos uma floração abundante devemos expô-la a mais horas de sol.
A serissa foetida ou phoetida (em latim, pronuncia-se "fétida"), quando cortada ou machucada, exala um odor que para muitos é desagradável, o que justificaria seu segundo nome.
Esta é a minha árvore mais "temperamental"... Suas folhas ficam amarelas no frio excessivo (odeia frio!), por isso eu a abrigo dentro de casa nas noites de inverno, em que a temperatura cai abaixo de 13 graus. Ela também se estressa quando muda de lugar... É hipersensível! Reclama quando há muito sol, reclama quando há pouco sol! Mas, calma! É muito resistente e rápida, logo volta ao normal!
Este é um bonsai em estilo NEJIKAN, tronco retorcido, que na China é chamado de "estilo do Dragão". Olhe bem para as fotos e entenderá...

Antonio Fabiano
seridoano@gmail.com

(*) Bonsais de interior são aqueles que podem ficar dentro de casa, desde que perto de uma janela e/ou onde recebam algumas horas de sol diretamente em suas folhas, todos os dias, além de vento etc. São plantas que exigem menos horas de insolação (ex.: buxos, carmona, fícus, ligustro). Contudo, mesmo estes bonsais devem ser cultivados fora de casa se os queremos mais bonitos e mais saudáveis. Árvores não gostam de morar dentro de casas! Isso é óbvio, não é?



FOTOS











Silhueta da minha árvore em uma noite escura...
Havia faltado luz na cidade. 
A árvore está do lado de fora da janela de vidro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário