segunda-feira, 15 de agosto de 2016

BONSAI (4) - SAKURA


SAKURA ou CEREJEIRA DO JAPÃO
(Prunus sp.)
Esta é uma linda árvore, muitas vezes comparada ao nosso ipê. É a flor nacional do Japão. Aliás, os japoneses fazem festa no tempo de sua floração, que lá acontece na chegada da primavera. É "hanami"... a contemplação das cerejeiras em flor! No Brasil elas florescem em pleno inverno e também há, especialmente no estado de São Paulo, a Festa das Cerejeiras ou Sakura Matsuri, em diversos lugares, organizada pelos japoneses. Perto de onde moro, o local do festival possui mais de quatrocentas árvores dessas. Então, você pode imaginar que beleza! É como estar em um filme de Akira Kurosawa! O melhor de tudo é que elas florescem sempre por ocasião de meu aniversário, e eu não vejo lugar mais perfeito para comemorá-lo todos os anos!


Sakura Matsuri de 2016

Já o meu bosquinho floresce ao final de julho... Todos os anos abro uma garrafa de saquê, para celebrar a chegada das flores em meu bonsai!
Li certa vez uma lenda onde SAKURA decorre do nome da princesa Konohana Sakuya Hime que teria caído do céu perto do Monte Fuji, transformando-se na bela flor!
Os guerreiros japoneses apreciavam muitíssimo a flor de cerejeira, aliás, presente no Bushido, o código do samurai, que a leva como emblema. A floração das cerejeiras dura pouquíssimo tempo, embora seja expressão máxima de beleza na cultura japonesa. Logo é espalhada pelo vento... Essa efemeridade de sua flor despertava a consciência dos samurais para a natureza transitória da existência.
Trazidas pelos japoneses, aqui no Brasil apenas três variedades adaptaram-se com mais largo êxito (embora haja centenas no Japão): a de Okinawa, que possui uma flor mais avermelhada; a Himalaia, com flores miúdas de um róseo clarinho e nuances de verde suave; a Yukiware, proveniente de Shikoku, sul do Japão, cuja florada de cor rosa suave é superabundante. Mas há outras por aqui, além dessas, porque já vi, inclusive brancas...
Meu bonsai, estilo "bosque", árvores em grupo: SAMBON-YOSE (três árvores).
Antonio Fabiano
seridoano@gmail.com

FOTOS

Cerejeiras em flor... começo da floração!

Detalhe das flores...

Detalhe das árvores do bosque...

Hanami...



Outono...

Folhas de outono...



Bosque em dormência...

Vestido de folhas...

Folhas novas na primavera...

No verão...

Cereja!!!

Vaso atual: magnífico Onodera!...



Todas as fotos são de meu bonsai em anos ou estações diferentes. Exceto as que fiz na Sakura Matsuri.

Um comentário:

  1. Gostei muito do seu comentário, principalmente:"O melhor de tudo é que elas florescem sempre por ocasião de meu aniversário, e eu não vejo lugar melhor para comemorá-lo todos os anos!" Legal!

    ResponderExcluir