segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

A TERNURA NOS VISITA

Como explicar que Deus se fez homem e nasceu pequenininho numa gruta de Belém? Eu entendo os que não podem crer! O que a fé nos propõe é desafiador para a razão, a inteligência precisa ser humilde em face do mistério. E este é bem desconcertante! A fé é um dom muito especial, nem todos estão aptos para tanto, o que também é arcano e, evidentemente, eu não saberei explicar...
Celebrar o Natal, hoje em dia tão amplamente descaracterizado de seu genuíno sentido cristão, é ocasião oportuna para se reviver o mistério da simplicidade suprema que abraçou o gênero humano. Os cristãos chamam isso de Encarnação do Verbo ou Natal do Senhor... Ele veio a nós e responde pelo nome de Jesus. Não é ele o filho de seu José carpinteiro e de dona Maria?
Quando esvaziamos o verdadeiro sentido do Natal, que é celebrar o nascimento do Menino; quando já não nos lembramos do aniversariante e colocamos no centro o que é periférico; quando o peru da ceia se torna mais urgente que a família reunida em torno da mesa; quando papai Noel ganha mais relevância que o presépio de Belém; então esta festa se torna tudo, menos que ela realmente quer ser.
No Natal a ternura nos visita... É Natal! Estamos dentro de sua oitava, o que quer dizer que este dia é tão importante para os cristãos que, por oito dias consecutivos, celebra-se um único dia. Melhor seria que estendêssemos a graça desse momento para o ano todo. Porque o Senhor sempre nasce em novos presépios de Belém que é aqui, nas pessoas mais necessitadas, nos que sofrem e precisam de ajuda... Natal não pode ser só um dia, para o bem que sequer damos conta de fazer!
O Menino Deus virá muitas vezes disfarçado neste novo tempo, baterá à nossa porta, nascerá de novo em pobrezinhas manjedouras e precisará de nós, de diferentes maneiras... Sejamos para Ele!
O Menino porá até nos lábios de quem deixou de sorrir, um novo sorriso! Porque dele se disse que quando nascesse faria brotar arroios no deserto, flores na estepe...

Antonio Fabiano
Belo Horizonte, 26 de dezembro de 2011.
Blog: www.antoniofabiano.blogspot.com
E-mail: seridoano@gmail.com

2 comentários:

  1. Que bom seria se todo mundo sentisse a chagada dede JESUS.

    ResponderExcluir
  2. Que bom seria se todos acreditassem no nascimento do menino JESUS.

    ResponderExcluir