segunda-feira, 1 de agosto de 2016

BONSAI (2) - OLMO-CHINÊS



OLMO-CHINÊS
(Ulmus parvifolia)
Olmo-chinês ou simplesmente ulmus. Espécie milenar bastante comum no mundo do bonsai, fácil de lidar e das mais apropriadas para iniciantes. Possui rápido crescimento, grande resistência, suporta bem intervenções e até erros! Na natureza, um olmo pode chegar a ter mais de 20 metros de altura. No período de frio hiberna, perde todas as suas folhas. Elas ficam amarelas ou douradas, antes de caírem. Depois da dormência vêm as folhas novas, verdes e brilhantes. Eu admiro muito as folhas serrilhadas do ulmeiro, são pequenas e muito bonitas! 
O olmo pode ser desfolhado em algumas circunstâncias, para dar folhas novas e menores (em especial onde não há temperaturas muito baixas no inverno e ele não perde as folhas naturalmente); mas é preciso aplicar essa técnica em tempos certos, de acordo com cada região.
Quando adquiri esta árvore, ela estava na loja de bonsai de um amigo japonês. Antes, este olmo havia pertencido a outro japonês. Tem cerca de doze anos de idade. Quando eu a vi pela primeira vez, estava em um vaso retangular que não a favorecia muito em seu desenho natural. Fiquei fascinado pela sinuosidade de seu tronco e pelo espetáculo de raízes expostas! Aliás, este é seu estilo definido: NEAGARI. Uma árvore de potencial incrível! Eu melhorei sua copa e transplantei-a para este precioso vaso Onodera. Vivaz, sem ser indiscreto e chamar muito a atenção para si, o vaso parece um belo vestido em uma linda mulher! Realça bem e se harmoniza com a planta.  
Este olmo é muito especial. Possui traços delicados, curvas perfeitas. Possui uma assimetria fascinante! É uma árvore muito elegante e de formas totalmente femininas. Por isso, inclusive, retirei-a do vaso retangular e a pus neste vaso redondo, além de que é decídua.*
Tentei trabalhar alguns aspectos de posicionamento. Ela não está plantada tão no canto, como parece. Na verdade, esta é uma ilusão proposital... A planta está "quase" no meio do vaso. (Em vasos redondos a árvore deve ser plantada rigorosamente no meio, segundo muitos, o que NÃO pode acontecer em outros tipos de vasos). Calculei este ângulo menos ortodoxo, para dar a ideia de horizonte, no lado "A" do bonsai, e ao mesmo tempo a ideia de que a árvore é menor, embora "velha", pequena porque está longe (ilusão), na montanha, se preferir.
Muito pode ser feito... Ela ainda será trabalhada por anos e anos, até chegar a algo realmente satisfatório! Bonsai é paciência... 
Estas são apenas algumas intuições ou experimentações... Como disse no início: sou amador, não tenho pretensão de expor nenhum cânon da maravilhosa arte.

Antonio Fabiano
seridoano@gmail.com

* NOTA: decídua é toda árvore caduca, caducifólia, ou seja, que perde as folhas em determinada estação. Para esse tipo de árvore, por norma ou convenção, alguns pensam que são mais adequados vasos arredondados. Em vasos redondos, geralmente, bonsais marcadamente assimétricos. Bonsais femininos quase sempre requerem vasos ovais. Caso tenha curiosidade pesquise as características próprias de bonsai masculino e feminino. Vale a pena! Mas nenhum bonsaísta deve tornar-se escravo das normas, e sim conhecê-las para agir com bom senso.

FOTOS
Na sequência das fotos, o efeito das quatro estações sobre o meu olmo-chinês. 
Das folhas velhas, passando pela queda das mesmas e dormência da árvore,
à jovem folhagem...












Nenhum comentário:

Postar um comentário