segunda-feira, 25 de novembro de 2013

GUERRA E PAZ de CÂNDIDO PORTINARI

... "uma pintura que não fala ao coração não é arte, porque só ele a entende. Só o coração nos poderá tornar melhores e é essa a grande função da Arte. Não conheço nenhuma grande Arte que não esteja intimamente ligada ao povo.
As coisas comovedoras ferem de morte o artista e sua única salvação é retransmitir a mensagem que recebe. Pergunto-me: quais as coisas comovedoras neste mundo de hoje?"
Cândido Portinari
(Trecho do discurso proferido por Portinari a intelectuais e artistas em Buenos Aires em 1947)




Fotografias de detalhes dos painéis Guerra e Paz de Cândido Portinari (AF).

Os painéis “Guerra e Paz” de Cândido Portinari, de valor inestimável, estiveram em Belo Horizonte, por 45 dias, no Cine Theatro Brasil, e foram visitados por mais de 82 mil pessoas. Cada painel possui 14m de altura e 10m de largura. Só por milagre eles serão apreciados ao vivo outra vez pelo povo que inspirou o seu autor. Presenteados à Organização das Nações Unidas (ONU), pelo presidente Juscelino Kubitschek, em 1956, ficam no hall de entrada da sala da Assembleia Geral, em Nova York, onde só têm acesso chefes de estado, alguns convidados de honra etc. Nem mesmo visitas guiadas a turistas passam por ali, onde foram instalados em 1957. Saíram em 2010, para serem restaurados e exibidos no Brasil (a última exposição em território nacional foi esta que se deu na capital mineira até 24/11/2013); no próximo ano voltam para os EUA, mas antes passarão pela França, serão apresentados em Paris. Retornam à Sede da ONU em setembro de 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário