quarta-feira, 23 de setembro de 2020

ANÁLISE DE POEMA A SER PUBLICADA

Há algumas semanas recebi com surpresa a leitura crítica de um poema meu – do livro Girassóis Noturnos de 2012 – e gostaria de compartilhar com os leitores do blog. A apreciação de grande fôlego foi escrita por Elizabeth de Souza Araújo, que foi minha professora quando cursei Letras na Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Isso foi há muito tempo! Ao receber o texto com suas impressões imaginei o enorme trabalho que teve e, mais que isso, sua consideração manifestada reiteradas vezes pela minha obra. Alegrou-me saber que tanto trabalho foi distração e alento para seus dias de confinamento, durante a pandemia. 

O poema analisado por Elizabeth é Serpente Emplumada. Na ocasião de sua publicação, Wilson Azevedo disse que, embora extenso, é um poema de condensação máxima, nada nele sobra ou é supérfluo. Segundo o mesmo crítico literário, Serpente Emplumada possui impressionante poder de síntese. Eu sinto o mesmo, embora – paradoxalmente – seja o mais longo poema que escrevi.

Obtive autorização de Elizabeth e de sua filha, a jornalista Cristiane Lucena, para publicar a análise aqui. Por ser grande, dividirei o texto em partes. Enfatizo que as impressões escritas na análise do poema são de Elizabeth de Souza Araújo, não coincidindo sempre ou necessariamente com as do poeta. Segunda ela, como a leitura e a análise são “despretensiosas”, o texto algumas vezes não segue o mais rigoroso critério acadêmico e mesmo a bibliografia pode alguma vez estar “desorganizada e meio omissa”, “não obedecendo normas da ABNT”.

À professora Elizabeth de Souza Araújo meu comovido agradecimento.

___________________

Elizabeth de Souza Araújo

Nascimento - 02.04.1937 em Jardim do Seridó/RN.

Formada em Letras pela UFRN. Especialização em Literatura Brasileira pela UFRN. Especialização em Língua Portuguesa - Redação na PUC de Belo Horizonte. Mestre em Língua Portuguesa pela UFPB. Disciplinas ministradas no Campus de Currais Novos - Morfologia, Sintaxe, Estilística, Semântica, Linguística, Teoria da Literatura, Axiologia.

___________________

 

Um comentário: