segunda-feira, 11 de abril de 2011

A EGIPCIANA

Santa Maria Egipcíaca...
... antes de tudo é uma mulher do século V. E venerada como santa desde então. O nome diz de onde ela vem. Mas o que ela foi... Eis a questão!
Não sou hagiógrafo. Nem os hagiógrafos sabem muito dela. O que ninguém duvida é que (se não nasceu santa...) tornou-se santa! Mas como disse, não sei muito de si, sei de suas lendas. Uma delas é que antes exercera a profissão mais antiga do mundo segundo alguns, ou seja, era mulher da vida, um eufemismo para falar de sua possível prostituição.
Um dia esta Maria do Egito viu um barco com muitos homens. Queria fazer a travessia do rio para ganhar, digamos, a vida. Tantos homens... que lucro! Mas ao entrar no barco descobriu que eles eram cristãos. Que azar! Grandíssima sorte! Ela viu neles tão subido testemunho, e sentiu-se tão respeitada em sua condição de mulher, que chegou à outra margem já totalmente transformada!
Tá. Mas há quem diga que pra fazer caridade ela vendia mesmo o corpo. E pra passar à outra margem entregava-se aos barqueiros. Tipo os meios justificam os fins! Claro que a santa não seria santa se agisse assim, ao menos pra Igreja. Mas essa versão imaginária é muito interessante, e algo parecido levou Manuel Bandeira a escrever sua famosa “Balada de Santa Maria Egipcíaca”. Por causa desse poema, muitos poetas – inclusive eu – escrevemos qualquer coisa análoga. Não é plágio, não! Isso em teoria literária se chama intertextualidade, coisa muito fina, que pode dar certo ou terrivelmente errado. Se o poeta for ruim, o tiro sairá pela culatra! Se o poema se sair bem – às vezes até subvertendo o sentido original dos versos que o inspiram –, significa que ele dialogou com o texto já consagrado e com o seu autor.
A Santa inventada me inspira mais devoção! A da balada...
É ler pra crer...
Crer e amar!

Antonio Fabiano
Belo Horizonte, 11 de abril de 2011.
Blog: www.antoniofabiano.blogspot.com
E-mail: seridoano@gmail.com
-------------------------------
Para Pati, Alessandra... Jaécia e Simone.
Boa semana para todos!

2 comentários: