segunda-feira, 22 de agosto de 2016

BONSAI (5) - IPÊ



BONSAI DE IPÊ
IPÊ-AMARELO
(Tabebuia sp.)

Embora seja uma das mais lindas árvores, o ipê tem sido cultivado como bonsai apenas de maneira recente, e somente aqui no Brasil de onde é nativo. Por isso, as informações são escassas. Talvez daqui a algum tempo tenhamos conhecimentos mais precisos a respeito da arte de bonsai sobre ipês.
Os ipês são um grupo de nove ou dez espécies, com características relativamente semelhantes, que dão flores amarelas, brancas, róseas ou roxas. São decíduos, perdem as folhas em determinada época do ano.
Por sua constituição anatômica, um ipê é mais indicado para bonsai de tamanho grande ou gigante. E, segundo alguns bonsaístas, adequa-se bem aos estilos “vassoura” ou “troncos múltiplos”. Isso não significa, entretanto, que não possa ser trabalhado em outros tamanhos e estilos. O meu, por exemplo, tem tamanho clássico e seu estilo é MOYOGI, de tronco sinuoso, tortuoso.
A espécie é caducifólia, como já foi dito, e a queda das folhas é simultânea ou precede a floração. Bonsais de ipê-amarelo podem levar cerca de três meses entre a queda das folhas, floração e a produção de sementes, o que normalmente ocorre do final do inverno ao início da primavera. Na natureza ele perde as folhas em agosto, no auge da seca, e depois das flores vêm as folhas novas. No entanto, devido às mudanças climáticas pode sofrer variações. Uma vez que floresce no final do inverno, recebe a influência do mesmo. Isso significa que quanto mais seco e frio for o inverno, mais intensa será a sua floração. Não é comum que floresçam todos os anos, quando em vaso. Aliás, é bem difícil! Devido às regas constantes e demais cuidados, nem sempre será possível o aparecimento das flores, uma vez que em bonsai eles não sofrem as agressivas adversidades naturais necessárias à espécie para desencadear a floração. É mais ou menos assim, dito de modo simples: na natureza, no ápice da seca do inverno, ele "pensa" que vai morrer; então, como um último canto de cisne, enche-se de flores para dar frutos e sementes, no intuito de salvar, perpetuar a espécie. Por outro lado, em vaso, cheio de mordomias e paparicado de cuidados, fica preguiçoso. E, de fato, não convém que se negligencie o mínimo cuidado necessário à árvore envasada. Um pequeno descuido, em dias ou horas pode arruinar para sempre seu lindo bonsai. 
As flores lanceoladas e os frutos que lembram vargens podem ser desproporcionais à árvore miniaturizada, fazendo com que o resultado não seja “realista”. Por isso se disse que o ipê é mais indicado para bonsais grandes ou gigantes. Além disso, suas folhas são compostas, os folíolos apresentam-se geralmente em número de cinco. Isso dificulta a poda, e as folhas não se comportam como em outras espécies em que, por exemplo, folhas grandes podem ser removidas em épocas estratégicas para se trabalhar a diminuição das mesmas ou a proporcionalidade. 
Conversei bastante com amigos bonsaístas de outras regiões do país, os quais têm ipês em vaso. Fiz sempre muitas perguntas, para aprender com eles. Há dificuldades comuns, mas todos gostam muito de seus ipês. Se esses dados desafiam o bonsaísta, nada disso, porém, diminui a beleza e o encanto do ipê, sobretudo ao ser bem trabalhado e respeitado em suas potencialidades. 
Talvez seja isso o que mais me fascina nos bonsais de ipê, tal insubordinação de espírito e a irredutível beleza, a um só tempo delicada e bruta! Os bonsais de ipês são um verdadeiro encanto! São muito valiosos. Eu já os vi de ipês-amarelos e ipês-roxos e, contrariando toda expectativa, até mame... (aqueles pequeníssimos que cabem todinho na palma de sua mão). 
O ipê pode ficar a sol pleno, este não queimará suas folhas. Quanto mais insolação, melhor! O sol reduz o tamanho das folhas. Mas isso não significa que devamos expô-lo ao sol escaldante do verão, nas horas de ápice. Sobretudo se está em vaso pequeno, onde logo secará o substrato. O bonsai de ipê precisa do mesmo cuidado básico dispensado a qualquer bonsai nessa estação. Deve sempre ficar em lugar aberto, ventilado e com boa iluminação. De vez em quando devemos mudar sua posição, pois o lado que toma mais sol tem crescimento diferente do que recebe menos luz.
Transplante e poda de raízes podem acontecer no começo da primavera, em setembro, a cada ciclo de dois ou três anos.
Também esta árvore inspirou muitos poetas! Você sabia que ela é oficialmente a árvore nacional do Brasil?
Faço um apelo ao final deste artigo... Adquira mudas de ipê, da cor que você preferir, e plante em sua cidade ou em seu sítio! As gerações futuras agradecerão! Ninguém fica indiferente em face de um grande e velho ipê florido... é uma das maravilhas naturais deste planeta! Alguém ousa negar?

Antonio Fabiano
seridoano@gmail.com

* * *

CURIOSIDADE:
"Ipê é palavra de origem tupi, significa árvore cascuda. No Norte, Leste e Nordeste do Brasil, é mais conhecido como pau-d'arco, pois os índios usavam sua madeira para fazer arco e flecha; no Pantanal, é conhecido como peúva, também do tupi, árvore da casca; e, em regiões de Minas Gerais e Goiás, como ipeúna (do tupi, una = preto). Na Argentina e no Paraguai ele é chamado de lapacho."

FOTOS

Ipê-amarelo


Sem folhas no inverno...

Com folhas novas...


Trabalho de tração...

Copa

Aramagem...

Sem poda... 


Cadê a flor?


Que beleza de vaso!

Lua... vento... pássaro... flor...


Todas as fotos são de meu bonsai em anos e estações diferentes. 
VASOS: branco hexagonal (desconheço autoria); de flor, Jorge Ribas; verde, Izumi, com inscrição japonesa.

14 comentários:

  1. Que beleza! Parabéns! Tomara que um dia eu consiga deixá-los com essa aparência... Grato pelas informações!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado! Quando me sobrar um tempinho vou tentar publicar fotos novas, para que veja como ele está atualmente...
    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado por compartilhar as informações. É mesmo uma arvore maravilhosa, meu futuro bonsai saiu da semente a menos de um mês e os demais que germinaram na mesma época serão plantados no chão.

    ResponderExcluir
  4. Que massa! Qual seria o melhor substrato pro ipe? Minhas mudas acabaram de germinar ha dois meses e Estou pronto a deixar elas em um vaso maior por um ano ou mais

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É preciso considerar o clima e outros fatores... Mas como são mudas e você quer que elas se desenvolvam rápido, deixe realmente em vaso grande por alguns anos. Se vai fazer delas bonsai é necessário ir conduzindo o crescimento. Desculpe não haver respondido antes!

      Excluir
  5. Me add no whatWhat 48 996456091 pois também tenho bonsai de Ipê, obrigada pela.materia. Sapo

    ResponderExcluir
  6. Ola, muito boa sua matéria, sobre o ipê, uma arvore majestosa.
    Comprei um pre-bonsai de ipê no estilo kengai, sou iniciante na técnica, e não encontro muita gente com bonsai de ipê para trocar informações, você pode me adicionar no WhatsApp?
    12 996863172
    Jocemir.

    ResponderExcluir
  7. Tenho um que esta com uns 17 anos,natural não fiz poda nem alteração, gostaria de vender.ele ja deu uma vez,tem um metro de altura.o tronco e retorcido e com aspecto de arvore velha.tem noção de preço?desde ja agradeço
    Se quiser fotos me adicionem
    (31)987565248

    ResponderExcluir
  8. Olá,estou começando no bonsaismo e
    optei pelo ipê no meu caso, de sementes caídas de um amarelo. Não sei nada sobre o assunto. Coloquei algumas mudas em diversos vasos e vou ver o bicho que dá. Seguindo alguns artigos, estou apenas regando duas vezes dia e deixando no sol o máximo possível. Se puder,dá a força. Abraços. Hosmerio

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Hosmerio! Como você pretende cultivar um bonsai a partir da semente do ipê, isso vai levar um bom tempo. Por enquanto, cuide das mudas, deixe-as crescer até ficarem lenhosas e, só então, poderá começar a aplicar técnicas mais avançadas de bonsai.

      Excluir
    2. Antônio Fabiano muito obrigado. Desculpe o atraso na resposta mas há inúmeras dúvidas que preciso tirar. Além de plantar varias mudas de dois tipos de ipê amarelo, comprei uma muda de roxo. Acho que se fala pouco sobre bonsai de ipê. Precisamos de um fórum especifico de bonsaistas de ipe para que a prática seja mais difundida. Liga pra mim
      21 99601 1075
      Abraços.

      Excluir
  9. Olá.
    Tenho um IPE que eu ganhei há alguns anos e, como não tenho mais espaço para árvore grande, eu aproveitei uma certa quantidade de galhos no meio da planta (que tinha cerca de 1.20m)e cortei nesse ponto. Fiz um vaso de madeira de IPE também, com plástico dentro e ficou bom.
    Fiz tudo de minha cabeça sem pesquisar sobre bonsai.

    Está com um tronco de uns 10cm mas reto e com galhos só no topo, formando uma cobertura plana.

    É interessante, mas eu gostaria de saber se é possível raspar o tronco ou mesmo dividir cortando no comprimento para dar mais caráter à planta. Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Paulo! Parabéns pelo trabalho... Espero que seu ipê cresça saudável e fique cada vez mais bonito! Quanto ao que indagou, eu não rasparia em hipótese alguma o tronco, nem o dividiria cortando no comprimento. Não me parece adequada semelhante intervenção nessa espécie. Tente aproveitar o caráter que sua planta já tem e trabalhar a partir desse potencial! Abraço

      Excluir