segunda-feira, 7 de novembro de 2011

FALAR MAL DO PAPA...

Papa Bento XVI – imagem disponível na Web.

Falar mal do papa é tão chique! É quase sinônimo de ser descolado, pra frente, ter a mente aberta. Tudo isso é o contrário de ser retrógrado, anacrônico, antiquado, o que ninguém quer ser e só o papa é, para alívio das nossas consciências limpas como roupa no varal. Ah, também é muito chique dizer que o papa é conservador! Já ouvimos isso um milhão de vezes. Antigamente dizíamos que o papa era pop e até tinha levado um tiro a queima roupa. Mas o papa de antigamente era mesmo muito pop, então ficou sem graça dizer tal coisa, porque além de óbvio não escandalizava ninguém.
Vira e mexe sai alguma notícia sobre o papa. Afinal, o papa é o papa e precisamos falar mal de alguém – tal como culpamos o sistema, execramos a corrupção, metemos a língua nessa cambada de políticos ladrões que desgovernam o país, e em seguida roubamos nós também as vassouras postas para o protesto de varrição da sujeira em Brasília. Mas não é dessa corja que eu quero falar hoje, nem dos nossos pequenos delitos de cada dia, é do papa. Só o papa pode ser culpado de tudo!
Para minha surpresa, as últimas notas da imprensa não têm sido muito hostis, ainda que haja escândalos na Igreja e tenhamos o dever de denunciá-los sempre. Há jornalistas muito sérios e cônscios de sua função, que levam em conta a ética, coisa meio fora de moda hoje, mas ainda válida para alguns. O problema começa quando não se sabe o que se diz, ou quando o que se diz é infundado e até absurdo. Digo isto porque, outro dia, me surpreendi lendo comentários de internautas a uma dessas notícias imparciais. Certamente os comentários partiam de pessoas que nem tinham lido a pequena nota da imprensa (até muito simpática), talvez só o título ou nem isso. (Muitos infelizmente têm preguiça de ler, ou leem e não entendem, porque também está em baixa o exercício da reflexão.) Talvez só tenham visto a foto – do papa com cara de bravo, é claro! – e pronto: deu-se aquela enxurrada de vitupérios contra o velhinho de branco. E, como não podia deixar de ser, ataques à Igreja, logo associada à Inquisição, coisa deveras vergonhosa e horrível, mas superchique de se dizer, coisa que deixa o falante superintelectual perante um determinado público, ainda que quem o diga só tenha visto alguns filmes de bruxas sendo queimadas, e nunca tenha estudado o assunto a fundo, como um fenômeno histórico muito mais complexo e amplo do que se pensa. Atenção: se alguém quer ser realmente superintelectual e engajado deve também mencionar os horrendos casos de pedofilia na Igreja, pois esta é uma de suas feridas mais vergonhosas e latentes na atualidade.
O fato é que alguém ou alguma instituição precisa ser culpado pelas mazelas de todo o mundo. Este alguém, de vez em quando, é o papa e a sua Igreja. Mas quais são os valores que ele defende? E por que os defende? Recentemente, uma famosa atriz de Hollywood afirmou na imprensa – com quase total certeza a partir do que ela leu em tabloides e jornais que orquestravam uma campanha difamatória contra o papa, especialmente na Europa – que “este papa alemão é um nazista”(!). Ignorava-se sua biografia, o fato de que é reconhecido até por seus adversários páreos como um dos homens mais sensatos e inteligentes da contemporaneidade, ignorava-se seus pronunciamentos de magistério e suas relações já bastante sólidas e antigas com os judeus etc. Mas nem mesmo entre os católicos, com dignas exceções, se lê o que o papa escreve ou se ouve o que ele diz. Quando muito se lê o que a imprensa diz do papa, garimpando uma ou duas pequenas frases suas descontextualizadas, mas frases que possam dar margem para se comprovar que o papa é mesmo muito antiquado e está contra tudo e contra todos.
Para encerrar esta conversa – pois estou deveras prolixo e digressivo! – voltemos ao negócio dos comentários que li na Internet. O que me espantou não foram essas bobagens medianas, repetidas há séculos sem nenhuma criatividade. Também não me espantou a incapacidade que a maioria tem de escrever uma única frase na própria língua e expressar com clareza seu pensamento, se há algum. Nem mesmo me espantou a legítima indignação de quem protesta contra os abusos cometidos por pessoas da Igreja que, afinal, deveriam dar bom exemplo e testemunho de retidão. Tampouco, a total irresponsabilidade de algumas acusações e ataques em massa à integridade do líder e da instituição bimilenar que possui centenas de milhares de pessoas idôneas em todo o mundo, a fazer caridade e um trabalho reconhecidamente sério, de assistência não só espiritual, mas na maioria das vezes simplesmente social, longe dos holofotes, aonde nunca foi sequer um desses militantes que alardeiam a revolução que mudará o mundo. O que efetivamente me espantou foi o ranger de dentes e o ódio profundo manifestado contra um único homem e o que ele representa, este que as pessoas que o odeiam mal conhecem e sequer sabem o que ele pensa e diz, e que ainda assim é posto como bode expiatório de todos os erros do orbe, orbe que nem se considera mais cristão. Se o papa e a Igreja são tão inúteis para os tempos de hoje, por que gastam tanto tempo falando dele? E se ele já não pode nada, ou o que ele diz pouco interessa, por que tudo que pronuncia tem tanta repercussão como em nenhum outro caso de liderança mundial?

Antonio Fabiano
Belo Horizonte, 7 de novembro de 2011.
Blog: www.antoniofabiano.blogspot.com
E-mail: seridoano@gmail.com

4 comentários:

  1. MUITO BOM! Eu acredito que Deus criou o homem e deixou o manual de instrução, a “BÍBLIA SAGRADA!” A bíblia é a divina revelação da palavra de Deus e não produtos enlatados, eu costumo dizer que: “As pessoas precisam parar de comer tudo o que dão. E começar a questionar! ” Alguém escuta alguma coisa de alguém, e saem falando, sem questionar, sem saber se é verdade ou não. As pessoas precisam se perguntar! Será que a minha crença esta de acordo com a lei de Deus? Será que a religião que eu nasci sempre me falou a verdade? Quando uma pessoa morre pra onde ela vai? Ela volta? Existe purgatório? A bíblia apoia o homossexualismo? Quem não herdara o reino de Deus? O que devo saber sobre idolatria, imagens e escultura? O que a bíblia realmente fala sobre idolatria, imagens e escultura? É mais fácil seguir a tradição que nasci, do que procurar saber a verdade que a minha bíblia vai me dizer? O que devo saber sobre o único batismo? Será que tem uma sequência para salvação? A quem eu devo me confessar, quem pode me perdoar? Religião salva alguém? Essas e outras perguntas e respostas em: www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com
    Fale para outras pessoas, por que “O Senhor não retarda a sua promessa, ainda que alguns têm por tardia: mas é longânimo para convosco, não querendo que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.” (II Pedro cap. 3 ver 8) e “Que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da verdade. Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo o homem. (IA Timóteo cap 2 ver 5 e 6) Seja sua bíblia, católica ou evangélica, aqui você vai tirar suas duvidas.
    www.aunicaverdadeemsuapropriabiblia.blogspot.com
    E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertara (João cap 8 ver 32) Se você tiver coragem de perguntar, a bíblia terá coragem de responder!

    ResponderExcluir
  2. Acho muito curioso as pessoas que simplesmente saem dizendo o que bem entendem do que não conhecem,falar de um homem Santo como o Papa,e só por ser alemão deve ser nazista,ou de uma igreja com uma tradição de 2011 anos e pensar só na sua primícia,na Idade Média uma época onde os homens tinham uma mentalidade muito "chucra" e não parão pra ver o que foi feito além desta época,o que de bom já foi feito,não sabem o que falam.
    Falar sobre caridade sem saber o percurso que um padre leva até chegar ao papado,ou o que os fieis leigos fazem dentro da igreja é subjugar o próximo sem ao menos saber a realidade.
    É muito fácil ficar somente nos erros que o homem pecador como é faz,todos somos imperfeitos e é para isso que buscamos uma religião para melhorar e assim aproximarmos mais de Deus.
    É simplesmente colocar a culpa da realidade do mundo em um único homem é querer esconder seus próprios erros.Antes de qualquer coisa devemos nós perguntar se estamos fazendo o certo e se nossas palavras poderão ferir alguém e e isso acontecer se realmente a motivos para isso.O que Deus nós ensina é não julgar o seu próximo,mesmo que saibamos Ele é o justo juiz.

    Pense nisso...

    ResponderExcluir
  3. SÓ DEUS É SANTO, O PAPA É UM MERO MORTAL COMO EU E VCS, ELE NÃO TEM AUTORIDADE SOBRE NADA AQUI NA TERRA, POBRES CATÓLICOS DESENGANADOS!!!

    ResponderExcluir