domingo, 12 de setembro de 2010

WILMAR SILVA


Wilmar Silva - Fotografia de Paulo Lacerda

Wilmar Silva (1965) está longe de ser um poeta previsível, tipo convencional. Entre gênio e louco, até podem ser divididas algumas das opiniões mais superficiais a seu respeito! De fato ele faz questão de fugir dos gastos padrões vigentes. Mas isto é natural nele, nunca artificial! Espontâneo. E, gostem ou não de sua poesia, admitam ou não seu ambicioso projeto de “desconstrução da língua” etc. etc., ele (Wilmar Silva) e ela (a poesia dele) estão aí como uma surpresa a cada aparição, como um delicado insulto aos mais puristas! Uma coisa é certa: Wilmar Silva sabe o que faz, quer fazer exatamente como está fazendo, e o faz sempre com extravagante inteligência e aquilo que também podemos chamar mais brandamente de saber/sabor genuíno, artístico!
Em alguma de suas apresentações performáticas, você pode se surpreender vendo-o comer um buquê de rosas vermelhas... Ou, no meio de uma entrevista, assisti-lo a rasgar um de seus livros – que, aliás, têm admirável projeto gráfico de edição. Você pode também não entender nada da “poesis biosonors” ao ouvir em seu programa “Tropofonia”, pela Rádio Educativa UFMG, na frequência 104,5, às noites de segunda-feira. Mas o que você ou ninguém pode é negar que o poeta é poeta! Do jeito dele! Poeta!
De origem bem simples – zona rural de Rio Parnaíba (MG) –, Wilmar Silva é filho de campesinos semianalfabetos. Com eles, certamente, teve sua primeira e melhor escola, de vida. Mas só aprendeu as primeiras letras quando se mudou com a família para a cidade. Aí cresceu, em todos os sentidos. E da cidade Wilmar Silva ganhou o mundo, promovendo a poesia (não simplesmente promovendo-se com a poesia) na América Latina, África e Europa, por exemplo. Um de seus livros – “Estilhaços no Lago de Púrpura” – saiu em edição quadrilíngue (português, espanhol, francês e inglês). Ele é curador do projeto “Terças Poéticas”, levou a cabo recentemente o “Portuguesia”, obra de inaudita ousadia, com artistas lusófonos de várias partes do mundo. E tem fôlego para mais, muito mais! Seu recente trabalho é o NEONÃO, de experimentação sonora (ou, como ele diz, de poesia “biosonora”). Divide-o com Francesco Napoli, também poeta, compositor, exímio guitarrista e professor de filosofia e história da arte.
Segundo o escritor português Fernando Aguiar, “Neonão” poderá soar para muitos – inclusive poetas – como “Neonada”. É ouvir, sem preconceito, pra decidir! A sonoridade dos poemas é quase integralmente patenteada pela voz do poeta, sem muitos recursos técnicos para além da guitarra falante do Napoli, que (re)cria ambientes sonoros – a componente acústica – para o dicção de Wilmar Silva.
Neonão? Poesia, sim!

Poeta Wilmar Silva, livros: “Cachaprego” (Anome Livros, 2004); “Estilhaços no Lago de Púrpura” (Anome, 2006); “Anu” (Confraria do Vento, 2008); “Yguarani” (Cosmorama Edições, 2009); “Astillas en el lago de púrpura” (Angeles de Fierro, 2010). Performances: “O sétimo corpo”, “Ee tu mao”, “Eusmaranhados”. Além de videopoemas, dentre os quais um exibido no Museu da Língua Portuguesa de São Paulo.

Antonio Fabiano
Blog: www.antoniofabiano.blogspot.com
E-mail: seridoano@gmail.com

18 comentários:

  1. Magnífica apreciação! Intuiu bem o espírito do outro gênio.

    ResponderExcluir
  2. De fato. Belissima apreciação. São riquezas culturais que chegam até nós.

    ResponderExcluir
  3. Esse cara é muito doido! Eu gosto dele!

    ResponderExcluir
  4. wilmar é a sua poesia viva,em carne,sangue e alma.wilmar nos leva um processo sinestésico quando fala suas poesias.wlmar é sem dúvida um dos novos inventores da linguagem.Viva a poesia de wilmar silva, viva wilmar silva ,viva a ousadia;
    paulo fernandes

    ResponderExcluir
  5. É verdade que poetas verdadeiras quem trabalham com muitas dimensões da lingua e sabem renovar-se são raros. Sem dúvida Wilmar Silva é um deles. O seu trabalho co-operadora como activista poético também é muito exemplário. O mundo seria um lugar muito melhor se tiv.essemos máis gente com ele

    ResponderExcluir
  6. Paulo tava lendo coisas dele na net; não entendi muito.é muito sexual não? uma coisa..

    ResponderExcluir
  7. meu caro anonimo ,talvez a conotação sexual tenha sido a partir do seu referencial de leitor.o que nao pode ser descartado,desconsiderado, pois o leitoré quem atribui os sentidos.no entanto gostaria que me desse a dica deste viés sexual.
    saudaçoes
    alegria sempre
    paulo fernandes

    ResponderExcluir
  8. Paulo, o Wilmar Silva é um poeta difícil de ser rotulado mas me estranha você perguntar sobre viés sexual nele. Tudo que já li dele tem uma coisa de sensual;sexual; erótico, e isso pra num falar em pornô. Vc paulo que deve conhecer a poesia dele será que leio mesmo ele??? Agora que W. Silva é poeta isso é certo, um dos maiores... Jeferson

    ResponderExcluir
  9. P.Fernandes; pra num ficar falando bobagem resolvi ler coisas dele na net, gostei..contudo ele posa nu demais...vá no blog dele pra ver

    ResponderExcluir
  10. meu caro jeferson,respeito sua maneira de ler o wilmar,mas dizer que a poesia dele chega a ser pornô?realmente esta designação nao concordo.E em relação ao sexual,erótico,volto a dizer ,vai do referencial de quem lê.um grande abraço e alegria sempre.
    paulo fernandes

    ResponderExcluir
  11. Não há nada na obra do Wilmar Silva que sequer sugira vulgaridade ou pornografia. Acho que há aí um equívoco. A tal "nudez" (insinuação) não tem a mínima conotação erótica ou apelativa, é antes de tudo expressão da rebeldia do seu espírito (de qualquer artista) e expressão de liberdade. Não sugere nenhum erotismo, passa longe disso.

    ResponderExcluir
  12. Wilmar Silva demonstra erudição em sua poesia o que nos exige muito cuidado ao lê-lo, trata-se de um autor ainda jovem e dotado de um conhecimento sobre os preceitos da escrita. Arranjos de pássaros e flores tem uma poesia escorreita
    Francisco

    ResponderExcluir
  13. Mas que ele fica nu fica...

    ResponderExcluir
  14. qual o seu problema com a nudez meu caro?

    ResponderExcluir
  15. Acho que estão endeusando ele...

    ResponderExcluir
  16. Meu caro, nao há nenhum endeusamento aqui,apenas comentarios a respeito da obra,as pessoas podem se manifestar de maneira positiva ou nao em relação a o poeta.Se tem alguma critica que venha acrescentar entao faça.
    saudações
    alegria sempre

    ResponderExcluir
  17. Comprei um livro dele uma vez e achei maravilhoso; fiquei foi supresa de saber que Wilmar Silva ao seu jeito é grande como Carlos Drumond e Murilo. Wilmar me encantou

    ResponderExcluir
  18. No fim de semana resolvi assistir Neonão do Wilmar Silva no Palácio das Artes, voltei pra casa contagiado com tudo. que performance tão linda, a sua poesia, ele no palco, um jeito de fazer poesia que mexe com a gente. por isso resovi ler coisa dele na net.

    ResponderExcluir